Skip to content

Tireoide

Folheto informativo sobre hipotireoidismo e hipotireoidismo subclínico


Como funciona a sua tireoide?

  1. Seu cérebro é quem manda Seu cérebro comanda a sua tireoide, dizendo a ela quando precisa produzir hormônios.
  2. Como seu cérebro faz isso? Ele libera um hormônio chamado TSH. Quando a tireoide recebe o TSH, ela entende que precisa trabalhar, produzindo um outro hormônio, o T4 Livre (T4L).
  3. Por que o T4L é importante? O T4L é o hormônio que controla praticamente todas as células do seu corpo. Quando ele está normal, você se sente bem. Quando está alterado, você pode começar a sentir alguns sintomas.


O que acontece quando a tireoide fica "cansada"?

  1. Em algumas pessoas, a tireoide começa a funcionar mais devagar e produz menos T4L.

  2. Como seu cérebro reage? Seu cérebro percebe essa diminuição e responde aumentando a produção do hormônio TSH. É como se ele estivesse “dando uma chicotada”, insistindo para a tireoide: "Produza mais! Produza mais!". Nesse momento, o nível de T4L ainda pode estar normal, mas apenas porque o cérebro está se esforçando muito para estimular a tireoide.


O que é o hipotireoidismo subclínico?

  1. Quando o TSH está elevado, mas o T4L ainda está normal, chamamos essa situação de hipotireoidismo subclínico. Nessa fase, geralmente você não sente nada diferente. Nem sempre é necessário tratamento, mas pode ser indicado caso você apresente sintomas importantes. Algumas pessoas podem evoluir para hipotireoidismo no futuro.

Quando surge o hipotireoidismo?

  1. O hipotireoidismo acontece quando os exames mostram TSH elevado e, ao mesmo tempo, níveis baixos de T4L. Nesse caso, a tireoide já não consegue produzir hormônios suficientes, mesmo com todo o esforço do cérebro. Nessa situação, o tratamento é sempre necessário para evitar sintomas e manter a saúde em dia.