As tendinopatias¶
Talvez você tenha recebido um laudo de algum exame de imagem (ressonância magnética ou ecografia/ultrassom) apontando para um diagnóstico de tendinopatia. Aqui vamos explicar o que isso significa e os possíveis tratamentos.
O que é uma tendinopatia?¶
A tendinopatia, ou tendinose, anteriormente referida como tendinite (termo ainda comumente utilizado), é uma síndrome caracterizada por dor localizada e persistente em um tendão, com redução da sua força. É uma doença degenerativa do tendão.
Antigamente, o termo usado era tendinite, que significa 'inflamação do tendão'. Hoje se sabe que a inflamação tem pouca relação com essa doença, por isso o nome preferido hoje é tendinopatia, que significa apenas 'doença do tendão'.
Qual a causa da tendinopatia?¶
A causa mais comum da tendinopatia é a ação repetida de um esforço mecânico, ou seja, o sobreuso de uma articulação. Esse sobreuso gera uma injúria nas fibras de colágeno que não consegue ser curada de forma apropriada. O acúmulo de injúrias gera um processo degenerativo, com fibrose e proliferação desorganizada das fibras de colágeno, o que ocorre tanto no tendão, quanto em estruturas associadas (endotendão e paratendão).
A tendinopatia pode causar ruptura do tendão?¶
Rupturas parciais ou totais do tendão podem decorrer de uma tendinopatia por sobreuso, mas as rupturas são tratadas de forma diferente das tendinopatias.
Outros termos associados (entesites, sinovites, etc.)¶
A tendinopatia, como discutido acima, é o enfraquecimento do tendão, devido a múltiplas pequenas lesões em suas fibras.
Ao redor de cada tendão, existe uma proteção, que pode ser a bainha fibrosa ou a bainha sinovial. A inflamação dessas estruturas recebe alguns nomes específicos:
- Quando ocorre uma inflamação na bainha fibrosa, isso recebe o nome de peritendinite. A peritendinite pode estar ou não associada a tendinopatia.
- Quando ocorre uma inflamação da membrana sinovial (presente em todas as articulações móveis, nas bursas e na maioria dos tendões), isso é chamado de sinovite. Quando a sinovite está acompanhada de tendinopatia, isso recebe o nome de tenossinovite.
Os tendões ligam músculos aos ossos. A região onde o tendão se conecta ao osso é chamada de êntese. A inflamação da êntese é chamada de entesopatia, ou entesite.