Fascite plantar¶
A fascite plantar é a principal causa de dor na sola do pé. Trata-se de uma degeneração de um tecido fibroso, chamado aponeurose plantar.
- Obesidade
- Ficar de pé por tempo prolongado
- Pular ou correr com frequência
- Pé chato ou pé cavo
- Pouco alongamento
- Prática de balé
Como é feito o diagnóstico?¶
A fascite plantar ocorre geralmente em apenas um dos pés, mas pode ocorrer nos dois pés em 1/3 das pessoas. A doença é bastante comum, chegando a ocorrer em 10% dos adultos acima de 50 anos.
- Piora da dor ao esticar a planta do pé
- Dor na parte inferior do calcanhar
- Pior ao iniciar a caminhada
- Pior em períodos de inatividade
- Pior ao final do dia (sobrecarga de peso)
- Melhora gradual com aumento de atividade física
Como tratar?¶
Existem muitos exercícios que podem ser utilizados para aliviar a dor. Abaixo, listarei alguns que você pode realizar em casa.
O toe curl é um exercício simples que envolve flexionar e estender os dedos dos pés. Siga abaixo os passos para realizá-lo:
- Sente-se em uma cadeira ou banco, com os pés apoiados no chão.
- Mantendo os calcanhares no chão, levante os dedos dos pés em direção ao teto o mais alto que puder. Mantenha esta posição por 5-10 segundos, depois solte e relaxe os dedos dos pés de volta ao chão.
- Em seguida, enrole os dedos dos pés para baixo como se estivesse tentando pegar algo com eles. Mantenha esta posição por 5-10 segundos, depois solte e relaxe os dedos dos pés novamente.
Repita este exercício várias vezes, aumentando gradualmente a duração de cada retenção à medida que os músculos do pé se tornam mais fortes.
O exercício toe curl é benéfico por vários motivos. Pode ajudar a melhorar seu equilíbrio e estabilidade, fortalecendo os músculos dos pés e dedos dos pés. Também pode melhorar a circulação e aliviar a tensão nos pés, especialmente se você passa muito tempo em pé ou caminhando ao longo do dia.
Quando realizar exames adicionais?¶
Apesar de a grande maioria dos casos de dor no calcanhar serem resultado de fascite plantar, outros diagnósticos devem ser pensados quando alguns sintomas ou aspectos da história clínica estão presentes:
- Trauma/impacto recente no calcanhar, como queda de altura
- Sintomas noturnos, com dores intensas
- Sintomas de início abrupto, repentino.
- Nodulação, edema ou eritema na região da dor